Novidades

Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra, na Grande São Paulo

Projeto ‘Inglês com Teatro’ trabalha a biografia do escritor para ensinar o idioma às crianças



Em Taboão da Serra, município da Grande São Paulo, alunos do Ensino Fundamental da rede municipal têm aprendido inglês por meio do teatro. O escolhido para auxiliar nessa missão foi ninguém menos que William Shakespeare! Alunos do 3º e 4º ano da Escola Municipal Professor Francisco Ferreira Paes têm vivenciado o conteúdo do artista inglês por meio da tragédia de Romeu e Julieta; já os do 5º ano, trabalham com o príncipe da Dinamarca Hamlet e o seu ‘To Be or Not To Be’ (Ser ou não ser: eis a questão).

“O projeto é desenvolvido em diversas etapas durante todo o ano letivo e permite aos alunos vivenciarem a cultura com o apoio dos textos teatrais, ao mesmo tempo em que adquirem experiência no idioma inglês”, explica Hesdrya Neves Santos, professora de Língua Inglesa da rede municipal de Taboão da Serra.


Graças a recursos digitais utilizados no projeto ‘Inglês com Teatro’, trabalhado nas aulas de Língua Inglesa, oferecidas pela Planneta Educação em parceria com a Secretaria de Educação de Taboão da Serra, os alunos assistem a vídeos sobre o tema, o que torna a aula lúdica e permite melhor compreensão da oralidade. Em uma das atividades, a professora Hesdrya convidou uma atriz para que fosse até a escola para ser entrevistada pelos alunos. Para complementar a ação, 204 crianças foram ao teatro assistir a uma peça musical com diálogos totalmente em inglês.

“Foi a primeira vez que eu fui ao teatro. Gostei muito, pois a peça tinhas várias histórias em uma só”, contou Melissa Andrade Pereira, aluna do 4ºano B.

No final do ano, os trabalhos serão expostos para toda a comunidade escolar e para os pais e responsáveis, em uma mostra cultural.



Leia Também: Precisamos de mais Filosofia nas escolas

15 comentários:

  1. Muito legal esse projeto vai ajudar muito os alunos a aprender o idioma inglês, pois o inglês é uma língua muito importante nos dias de hoje, é uma ótima iniciativa, bjs.

    ResponderExcluir
  2. boa tarde, que maximo esse projeto
    gostei bastante de saber mais bem detalhado

    ResponderExcluir
  3. Este projeto está de parabéns! Isto é tratar a educação com respeito, Parabéns Taboão da Serra!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Que legal este projeto, super interessante. William Shakespeare 😀 é muito bom...
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Por mais aulas assim, nossas crianças precisam de mais cultura. Aqui na minha região é difícil ter boas peças culturais.

    ResponderExcluir
  6. Tá de parabéns os ideadores do projeto, quem faz um trabalho tão lindo, merece isso e muito mais , isso é cultura para nossas crianças o futuro

    ResponderExcluir
  7. Nossa que máximo, é muito bom que ainda tenham projetos assim para a criançada, é enriquecedor!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a iniciativa da escola. Inovar sempre trás resultados. Estão de parabéns!bjs

    ResponderExcluir
  9. Que genial essa iniciativa! Amei saber mais e fiquei muito feliz por isso..
    Tao bom essas ações <3

    ResponderExcluir
  10. Acho lindo esses projetos, Gosto bastante e acho que faz muita diferença para as lembranças das crianças e também o aprendizado, me lembro de quando era pequena, esses espetáculos nunca saíram da minha mente e dá pra aprender muitoo. Bem legal!
    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  11. Muito bom esse projeto. Super cultural, arte e aprender inglês. Gostei demais da iniciativa!

    ResponderExcluir
  12. nossa que iniciativa linda! muito bom apresentar isso para as crianças,eu mesma tenho 25 anos e conheço muito mau Shakspeare..adorei!
    bjs

    www.amandaraibolt.com

    ResponderExcluir
  13. Ual que ideia maravilhosa gente,oferecer cultura aos pequenos!

    ResponderExcluir
  14. Que iniciativa mais linda! EU amei esse projeto
    Sensacional!

    ResponderExcluir
  15. Sou suspeita pra falar pois adoooro Shakespeare! Mas esse projeto é muuuito Mara!

    ResponderExcluir